domingo, 30 de junho de 2013

Padre Fábio de Melo _ Matrimônio é Território Santo _ Pregação Completa

Palestra Sofrimento, Desafio para Gigantes - Acampamento de Oração 2008 ...

POR QUE DEVEMOS SER CATÓLICOS?

Este texto foi escrito após um retiro com o Professor Felipe Aquino da Canção Nova! Ele foi o instrumento usado por Deus para me passar os ensinamentos da Verdadeira Religião! Que Deus o abençoe!
Senhor, enviai o vossO Espírito Santo, fazei que nosso coração seja solo fértil para acolher A vossA Palavra e dar frutos que nos levem a todos nós à casa dO Pai!Amém.
Debaixo da vossa proteção, nós nos refugiamos, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
Senhora nossa, Mãe da Igreja, Advogada nossa! Com vosso Filho reconciliai-nos; a vosso Filho recomendai-nos; a vosso Filho apresentai-nos. Rogo a vós, Mãe querida, pelo professor Felipe Aquino que foi o instrumento que Deus usou para fazer com que eu conhecesse e amasse A Sua Santa Igreja, fazei que também eu possa ser instrumento de Vosso Filho Jesus!
Amém.
Em primeiro lugar é importante reconhecermos a força e o poder da Bíblia que é A Palavra de Deus.
Os trechos Bíblicos citados em todas estas reflexões são os mesmos da Bíblia Católica e da Bíblia usada pelos protestantes. Para compreendermos melhor a importância dA Palavra de Deus, vamos refletir sobre Mateus 4, 1-11.
Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se dele e lhe disse:
Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães.” Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Deut 8,3).
O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra” ( Sl 90,11s). Disse-lhe Jesus: “Também está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Deut 6,16).
O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe: “Dar-te-ei tudo isto se, prostando-te diante de mim, me adorares.”. Respondeu-lhe Jesus: “Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Deut 6,13).
Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
Nosso Senhor foi tentado pelo demônio. E nas três vezes, Nosso Senhor venceu o mal citando trechos dA Sagrada Escritura. Ora, Jesus é Deus e tudo o que Ele disser será Palavra de Deus e, no entanto, Ele vence o demônio citando trechos da Bíblia. Se Ele, que é Deus, usa a autoridade e o poder da Bíblia, quem sou eu para não acreditar nela???!!!!!!
Mas, irmãos, CUIDADO!!! Reparem que o inimigo também usa A Palavra de Deus e a usa de forma a tentar destruir O Próprio Jesus!!! O inimigo usou trechos dA Bíblia para confundir Jesus e fazê-lo, através dA própria Palavra de Deus, destorcer A Verdade!
Contra isso, o próprio apóstolo Pedro nos adverte claramente em II Pedro 3,15-16
Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes e pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.
É importantes guardarmos o ensinamento da Bíblia de que os espíritos ignorantes e pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.
O apóstolo Pedro falava das cartas de São Paulo e também das Escrituras. Então, meus irmãos, o que A Bíblia nos adverte é que “espíritos ignorantes” usam trechos da própria Bíblia interpretando de uma forma errada!!! CUIDADO!
Como sabermos, então, qual é A VERDADE?
Jesus mesmo nos responde em João 14,6.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim.
Jesus é “A” Verdade, Jesus não diz que é “Uma” Verdade, ou “AS” Verdades.
NÃO, Ele diz: “A” Verdade!
A Verdade então é UMA SÓ!
E onde está guardada A VERDADE?
A Bíblia nos responde: I Timóteo 3,14
Todavia, se eu tardar, quero que saiba como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.
Muito bem, São Paulo nos responde que A Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Vejam A VERDADE está guardada nA Igreja! É a Igreja quem tem o VERDADEIRO ensinamento!!!! A Bíblia nos diz isso! Não é invenção minha!
E qual é A Igreja que São Paulo nos fala?
Podemos ler I Timóteo 3,13, ou qualquer carta de São Paulo ( Romanos, Coríntios, etc. ) que sabemos que o apóstolo Paulo prega o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Leia II Coríntios 5,20a
Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo
Portanto, “A “ Igreja que São Paulo se refere só pode ser “A” Igreja de Jesus Cristo!
E qual é A Igreja de Jesus Cristo!
Só pode ser aquela a qual ELE, o próprio Jesus, foi o fundador! Para conhecê-la, vamos ler Mateus 16,18-19
Eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Nosso Senhor Jesus foi muito claro ao afirmar para Pedro que sobre Pedro edificará A Igreja dele! Nosso Senhor Jesus não disse “as” minhas igrejas. Falou “A Minha Igreja”! É “UMA SÓ FUNDADA POR CRISTO JESUS!!!” E esta, A VERDADEIRA, está sobre Pedro!
Então sabemos e foi JESUS quem nos ensinou que:
ONDE ESTÁ PEDRO, ESTÁ A IGREJA DE JESUS!
Pedro, então, é o líder da Igreja de Cristo, o seu chefe! A autoridade desse líder é muito grande, afinal foi dada pelo próprio fundador Jesus Cristo, ao entregar-lhe a chave dos céus ( citado acima).
Ora, vamos pensar um pouco:
Jesus é Deus, então Jesus sabe tudo!!! Você acha que pode ser ligado algo errado nos céus????
Claro que não, né!!!!
Então, nós só podemos entender que A Igreja sobre Pedro NÃO ERRA!!!
Então tudo o que A Igreja sobre Pedro fala está certo?
SIM, ESTÁ! Ou concordaremos que Jesus errou ou permitiu que fossem ligados erros nos céus. Eu não seria louca de pensar que Jesus errou ou permitiu erros! E você?
Mas, não podemos esquecer :
as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Logo, sabemos que o inimigo tenta derrubar esta Igreja e, muitas vezes, confundindo, até mesmo pessoas representantes dela. Por isso, muitas vezes, podemos ouvir bobagens de fiéis, sacerdotes, mas NUNCA quando A Igreja se manifesta para A NOSSA SALVAÇÃO!!! Quando A Igreja fala “é isso” nA autoridade de Pedro, ELA nos ensina o que deve ser ensinado naqueles tempos!!! Se A Igreja diz “ aborto é contra a lei de Deus”. Com certeza, é! Se A Igreja de Pedro nos ensina a revivermos em oração A Paixão de Cristo é porque PRECISAMOS NÓS dessa oração e assim, na autoridade deixada por Jesus, A Igreja de Pedro vai ensinando O Povo de Deus a estar cada vez mais próximo dos céus!
E A Igreja sobre Pedro onde está?

A Missão de Pedro como Igreja foi dada pelo próprio Jesus , leia João 21, 15-17

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?” Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo.” Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros.”. Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Respondeu-lhe:”Sim, Senhor, tu sabes que te amo.” Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros.” Perguntou-lhe pela terceira vez. “Simão, filho de João, amas-me?” Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?”, e respondeu-lhe:” Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo.” Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros.”
Mesmo depois de Pedro negar Jesus por TRÊS vezes, Jesus ainda deu A Missão de Pastor a Pedro!!!Pastor que apascenta, que leva as ovelhas de Jesus meus cordeiros para a casa! Que as guarda, que leva a salvação para elas. A Salvação do Mal que pode até matá-las!
Se Jesus, após ter sido traído por Pedro, não tirou a autoridade dele como chefe dA Sua Igreja, quem somos nós para tirar a autoridade de Pedro?????????
Como discípulo e Pedro como chefe, A Igreja tem como missão: Mateus 28,16-20
Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.”
Jesus está com A Sua Igreja até o fim do Mundo!!!!
Logo, A IGREJA DE JESUS continua até o fim do mundo!!!!
E onde está A Igreja fundada por Jesus sobre Pedro?????
Muito bem, em um reinado o rei tem autoridade máxima sobre o seu povo e, claro, é o guardador das chaves da cidade, certo?
Claro que é certo!
Quando esse rei morre e outro (seja parente, filho ou não) assume o seu trono, esse novo rei terá a mesma autoridade do rei anterior?
Pela lógica, claro que sim!

Esse novo rei terá também as chaves da cidade?

Pela lógica, claro que terá!
Pois foi assim que aconteceu com essA Santa Igreja de Jesus, fundada sobre Pedro. Vejamos para quem foram passadas as chaves dos céus e com quem estão estas chaves hoje!
Vamos conhecer um pouco da história tão linda dA Igreja de Cristo:
. - São Pedro Mártir -(Simão, filho de Jonas); Galiléia; Eleito por Jesus na terceira década do calendário cristão, permaneceu cerca de 37 anos no pontificado (o mais longo da história). Morreu no ano de 67. Muitos historiadores firmam seu pontificado de 42 a 67, mas na realidade este período retrata apenas o tempo em que permaneceu estabelecido em Roma.
2º. - São Lino Mártir - Itália; 67 - 76.
3º. - Santo Anacleto (São Cleto) Mártir - Itália; c.77- c.88.
4º. - São Clemente I Mártir -(Clemente de Roma); c.89 - c.98
5º. - Santo Evaristo Mártir - Grécia; c.98 - c.105.
6º. - Santo Alexandre I Mártir - Itália; c.105 - c.115
7º. - São Sisto I Provavelmente Mártir - Itália; c.116 - c.125.
8º. - São Telésforo Mártir - Grécia; c.125 - c.136.
9º. - Santo Higino Mártir - Grécia; c.137 - c.140.
10º. - São Pio I Mártir - Itália; 140 - 155.
11º. - Santo Aniceto Considerado Mártir - Síria; 155 - 166.
12º. - São Sotero Mártir - Itália; c.166 - c.175.
13º. - Santo Eleutério Mártir - Grécia; c.175 - c.189.
14º. - São Vitor I Mártir - África; c.189 - c.199.
15º. - São Zeferino Mártir -Itália; c.199 - c.217.
16º. - São Calisto I Mártir - Itália; c.217 - c.222.
17º. - Santo Urbano I Mártir - Itália; c.222 -c.230.
18º. - São Ponciano Mártir - Itália; c.230 - c.235.
19º. - Santo Antero Mártir - Grécia; c.235 - 236.
20º. -São Fabiano Mártir - Itália; 236 - 250. 
21º. -São CornélioMártir - Itália; 251 - 253.
22º. -São Lúcio I Mártir - Itália; 253 - 254.
23º. - Santo Estevão I Mártir - Itália; 254 - 257.
24º. - São Sisto II Mártir - Grécia; 257 - 258.
25º. - São Dionísio; 259 - 268. (26/12)
26º. - São Félix Mártir - Itália; 269 - 274. (30/05)
27º. - Santo Eutiquiano; 275 - 283.
28º. - São Caio; Iugoslávia; 283 - 296.
29º. - São Marcelino; Itália; 296 - 304 - Ordenou São Silvestre, que viria a assumir o pontificado em 314.
30º. - São Marcelo I; Itália; 307 - 309. - São Marcelo só foi eleito anos após a morte de São Marcelino, devido às terríveis perseguições que os cristãos sofreram pelas mãos do imperador Dioclesiano. Acabou sendo exilado pelo imperador Maxêncio, e sofreu diversas humilhações e castigos. Morreu exilado, numa igreja que foi fechada e transformada num estábulo, onde trabalhava como escravo.
31º. - Santo Eusébio; Itália (de origem grega); (26/09) c.309 - c.310.
32º. - São Melquíades ou São Melcíades; África; 311 - 314. - <>Conversão do Imperador Constantino ao catolicismo. Tempos de paz para a Igreja pelo fim das perseguições aos cristãos.
33º. - São Silvestre; Itália; 314 - 335.
<> O imperador Constantino decreta o fim da crucificação, da perseguição aos cristãos e , pessoalmente, contribui para a construção de Igrejas.
<> O Papa manda erigir a imagem de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, em gratidão à Maria Santíssima pelo fim da perseguição contra a Igreja.
<> Condenação das heresias donatista e ariana pelos concílios de Arles e Nicéia.
<> É construída a Basílica Vaticana sobre o túmulo de São Pedro, com auxílio do imperador Constantino. (Esta deu lugar a atual Basílica de São Pedro no Vaticano).
34º. - São Marcos; Itália; 336 (10 meses) - 07/10
35º. - São Julio; Itália; 337 - 352.
36º. S. Libério; Itália; 352 - 366.
37º. - São Dâmaso I; Espanha; 366 - 384.
<> Condenação das heresias de Macedônio e Apolináris pelo Concílio de Constantinopla
38º. - São Sirício; Itália; 385 - 398.
39º. - Santo Anastácio I; Itália; 399 - 401.
40º. - Santo Inocêncio I; Albânia; 401-417.
41º. - São Zósimo; Grécia; 417-418.
42º. - São Bonifácio I; Itália; 418 - 422
43º. - São Celestino I; Itália; 422 - 432 - <> Convocou o Concílio de Éfeso, que instituiu a segunda parte da Ave-Maria, ou seja "Santa Maria Mãe de Deus".
44º. - São Sisto III; Itália; 432 - 440 - (28/03)
45º. - São Leão I (O Grande); Itália; 440 - 461
46º. - Santo Hilário; Itália; 461 - 468
47º. - São Simplício; Itália; 468 - 483.
48º. - São Félix II; Itália; 483 - 492.
49º. - São Gelásio I; África; 492 - 496.
50º. - Anastácio II; Itália; 496 - 498.
51º. - São Símaco; Itália; 498 - 514.
52º. - São Hormisdas; Itália; 514 -523.
53º. - São João I Mártir - Itália; 523 - 526.
54º. - São Félix III; Itália; 526 - 530.
55º. - Bonifácio II; Itália (de origem gótica); 530 - 532
56º. - João II; Itália; 533 - 535.
57º. - Santo Agapito ou Santo Agapeto; Itália; 535 - 536. 
58º. - São Silvério Mártir - Itália; 535 - 540. (20/06)
59º. - Vigílio; Itália; 540 - 555.
60º. - Pelágio; Itália; 556 - 561.
61º. - João III; Itália; 561 - 573.
62º. - Bento I (ou Benedito I); Itália; 574 - 578.
63º. - Pelágio II; Itália; 578 - 590.
64º. - São Gregório I (O Grande); Itália; 590 - 604.
(contemporâneo de S. Agostinho - Apóstolo da Inglaterra) - L. P. 28/05
65º. - Sabiniano; Itália; 605 - 606.
66º. - Bonifácio III; Itália; 607 (9 meses)
67º. - São Bonifácio IV; Itália; 608 - 615.
68º. - São Deusdedit I ou Santo Adeodato I; Itália; 615 - 618.
69º. - Bonifácio V; Itália; 619 - c.625.
70º. - Honório I; Itália; 625 - 638.
71º. - Severino; Itália; 640 (4 meses).
72º. - João IV; Iugoslávia; 640 - 642.
73º. - Teodoro I (grego nascido em Jerusalém); 642 - 649.
74º. - São Martinho I; Itália; 649 - 655.
75º. - Santo Eugênio I; Itália; 655 - 657
(Substituiu o Papa São Martinho I, quando este estava no exílio, na Criméia).
76º. - São Vitaliano; Itália; 657 - 672.
77º. - Adeodato II ou Deusdedit II; Itália; 672 - 676.
78º. - Dono I; Itália; 676 - 678.
79º. - Santo Agato; Itália; 678 - 681.
80º. - São Leão II; Itália; 682 - 683.
81º. - São Bento II (ou São Benedito II); Itália; 684 - 685
82º. - João V; Síria; 685 - 686.
83º. - Cónon; provavelmente de origem italiana; 686 - 687
84º. - São Sérgio I; Síria; 687 - 701.
85º. - João VI; Grécia; 701 - 705.
86º. - João VII; Grécia; 705 - 707.
87º. - Sisínio; Síria; 708 (2 meses).
88º. - Constantino; Síria; 708 - 715
89º. - São Gregório II; Itália; 715 - 731.
90º. - São Gregório III; Síria; 731 - 741.
91º. - São Zacarias; Grécia; 741 - 752. (falecimento: março de 752)
92º. - Estevão; Itália; 752 (Não consagrado)
<> Foi eleito no mês de março de 752, mas veio a falecer três dias depois. Seu nome consta honorificamente na relação dos Papas. Lembrando que no pontificado de 254 a 257 houve um Papa com o mesmo nome, Estevão só não aparece como o Papa Estevão II porque não houve tempo de ser oficialmente consagrado ao cargo pontifício. Por isso, seu sucessor, também adotando o nome, figura como Estevão II, quando na realidade é ele o terceiro Papa com o nome de Estevão.
93º. - Santo Estevão II; Itália; 752 - 757.
94º. - São Paulo I; Itália; 757 - 767.
95º. - Santo Estevão III; Itália; 768 - 772.
96º. - Adriano I; Itália; 772 - 795.
97º. - São Leão III; Itália; 795 - 816.
98º. S. Estevão IV ;romano; 816-817
99º. São Pascoal I; Itália; 817 - 824.
100 Eugênio II, Itália; 824 - 827.
101º.- Valentim; Itália; 827 (2 meses).
102º.- Gregório IV; Itália; 827 - 844.
103º.- Sérgio II; Itália; 844 - 847.
104º.- São Leão IV; Itália; 847 - 855.
105º.- Bento III (ou Benedito III); Itália; 855 - 858.
106º.- São Nicolau I (O Grande); Itália; 858 - 867.
107º.- Adriano II; Itália; 867 - 872
108º.- João VIII; Itália; 872 - 882.
109º.- Marino I ou Martinho II; Itália; 882 - 884.
110º.- Santo Adriano III; Itália; 884 - 885.
111º.- Estevão V; Itália; 885 - 891.
112º. Formoso,romano; 891-896
113º.- Bonifácio VI; Itália; 896 (1 mês).
114º.- Estevão VI; Itália; 896 - 897.
115º.- Romano; Itália; 897 (4 meses).
116º.- Teodoro II; Itália; 897 (1 mês).
117º.- João IX; Itália; 898 - 900.
118º.- Bento IV (ou Benedito IV); Itália; 900 - 903.
119º.- Leão V; Itália; 903 (3 meses).
120º.- Sérgio III; Itália; 904 - 911.
121º.- Anastácio III; Itália; 911 - 913.
122º.- Lândon; 913 - 914.
123º.- João X (Giovani de Tossignano); Itália; 914 - 928.
124º.- Leão VI; Itália;928 (8 meses) - 929
125º.- Estevão VII; Itália; 929 - 931.
126º.- João XI; Itália;931 - 935.
127º.- Leão VII; Itália;936 - 939.
128º.- Estevão VIII; Itália; 939 - 942.
129º.- Marino II ou Martinho III ; Itália; 942 - 946.
130º.- Agapito II; Itália; 946 - 955.
131º.- João XII (Ottaviano); Itália; 955 - 963.
132º.- Leão VIII; Itália; 963 - 964
133 Bento V (ou Benedito V); 964-965.
134º.- João XIII; Itália; 965 - 972.
135º.- Bento VI (ou Benedito VI); Itália; 973 - 974.
136º.- Bento VII (ou Benedito VII); Itália; 975 - 983.
137º.- João XIV (Pietro Canepanova); Itália; 983 - 984.
138º.- João XV; 985 - 996.
139º.- Gregório V (Bruno da Caríntia); Alemanha; 996 - 999.
140º.- Silvestre II (Gelbert); França; 999 - 1003.
141º.- João XVII (Giovanni Sicco); Itália; 1003 (7 meses).
142º.- João XVIII (Fasano); Itália; 1003 - 1009.
143º.- Sérgio IV (Pietro Buccaporci); Itália; 1009 - 1012.
144º.- Bento VIII (ou Benedito VIII); Itália; 1012 - 1024.
<> Henrique, Imperador da Alemanha, recebeu a coroa imperial das mãos do Papa Bento VIII. Com a morte de Henrique, a imperatriz Conegundes apresentou-se com toda a pompa no convento de Kaufungen, que fundara, onde numa missa solene se desfez dos ornatos que trazia, e recebeu do Bispo um hábito feito pelas próprias mãos. Quinze anos viveu santamente como religiosa naquele convento. No ano de 1200 foi elevada aos altares. Sua canonização foi proclamada pelo Papa Inocêncio III.
145º.- João XIX; Itália; 1024 - 1032.
146º.- Bento IX, ou Benedito IX (Teofilato); Itália; 1033 - 1044 (c.)
147º.- Silvestre III (João); Itália; 1045 (2 meses)
148º.- Bento IX (ou BeneditoIX); 1045 (2 meses), pela segunda vez
149º.- Gregório VI (Giovani Graziano); Itália; 1045 - 1046.
150º.- Clemente II (Suidger, lorde de Morsleben e Hornburg); Alemanha; 1046 - 1047
151º.- Bento IX (ou Benedito IX); 1047 - 1048, pela terceira vez, assume o Pontificado.
152º.- Dâmaso II (Poppo); Alemanha; 1048 (2 meses)
153º.- São Leão IX (Bruno de Egishein); Alemanha; 1049 - 1054.
154º.- Vitor II (Gebhard); Alemanha; 1054 - 1057.
155º.- Estevão IX (Fréderic); França; 1057 - 1058.
156º.- Nicolau II (Gérard de Bourbogne); França; 1059 - 1061.
157º.- Alexandre II (Anselmo do Baggio); Itália; 1061 - 1073.
158º.- São Gregório VII (Ildebrando di Soana); Itália; 1073 - 1085.
<> Triunfou na luta contra a questão das investiduras e simonia, além de iniciar dura campanha para instituição do celibato clerical, fato que culminou na excomunhão de bispos e padres casados. No pontificado do Papa Inocêncio II (1130) o celibato foi definitivamente instituído.
159º.-B. Vitor III (Daufério, Desidério); Itália; 1086 - 1087.
160º.B. Urbano II , França(Odon de Lagny); 1088-1099
161º.- Pascoal II (Raniero di Bieda); Itália; 1099 - 1118.
162º.- Gelásio II (Gian di Gaeta); Itália; 1118 - 1119.
163º.- Calisto II (Guy de Borgonha); França; 1119 - 1124.
164º.- Honório II (Lambert Flagano); França; 1124 - 1130.
165º.- Inocênio II ; Itália; 1130 - 1143 (Instituído o celibato no clero).
166º.- Celestino II (Guido de Castelo); Itália; 1143 - 1144.
167º.- Lúcio II (Geraldo Caccianemici); Itália; 1144 - 1145.
168º.- Eugênio III (Bernardo de Montemagno); Itália; 1145 - 1153.
169º.- Anastácio IV (Conrado de Subura); Itália; 1153 - 1154.
170º.- Adriano IV (Nicholas Breakspear); Inglaterra; 1154 - 1159.
171º.- Alexandre III (Rolando Bandinelli); Itália; 1159 - 1181.
172º.- Lucio III (Ubaldo Allucingoli); Itália; 1181 - 1185.
173º.- Urbano III (Uberto Crivelli); Itália; 1185 - 1187.
174º.- Gregório VIII (Alberto de Morra); Itália; 1187 (2 meses).
175º.- Clemente III (Paolo Scolari); Itália; 1187 - 1191.
176º.- Celestino III (Giacinto Bobo); Itália; 1191 - 1198.
177º.- Inocêncio III (Lotario de Segni); Itália; 1198 - 1216.
178º.- Honório III (Cencio Savelli); Itália; 1216 - 1227.
179º.- Gregório IX (Ugo, conde de Segni) ; Itália; 1227 - 1241.
180º.- Celestino IV (Goggredo Castiglioni); Itália; 1241 (2 meses).
181º.- Inocêncio IV (Sinibaldo Fieschi); Itália; 1243 - 1254.
182º.- Alexandre IV (Rolando de Segni); Itália; 1254 - 1261.
183º.- Urbano IV (Jacques de Pantaléon); França; 1261 - 1264.
<> Cruzada na Alemanha e na Boêmia - Contemporâneo de S. Alberto Magno - 15/11
184º.- Clemente IV (Guy Foulques); França; 1265 - 1268.
185º.- B.Gregório X (Tebaldo Visconti); Itália; 1271 - 1276.
186º.- B. Inocêncio V (Pierre de Tarentaise); Itália; 1276 (5 meses).
187º.- Adriano V (Ottobono Fieschi); Itália; 1276 (2 meses).
188º.- João XXI (Pedro Hispano); Portugal; 1276 - 1277.
189º.- Nicolau III (Gaetano Orsini); Itália; 1277 - 1280.
190º.- Martinho VI (Simon de Brion); França; 1281 - 1285.
191º.- Honório IV (Jacobus Savelli); Itália; 1285 - 1287.
192º.- Nicolau IV (Girolamo Masci); Itália; 1288 - 1292.
193º.- São Celestino V (Pietro di Morrono); Itália; 1294 (5 meses)
194º.- Bonifácio VIII (Benedeto Gaetano); Itália; 1294 - 1303.
195º.- Bento XI, ou Benedito XI (Niccolò Boccasini); Itália; 1303 - 1304.
196º.- Clemente V (Bertrand de Got) ; França ; 1305 - 1314.
197º.- João XXII (Jacques Duèse); França; 1316 - 1334.
198º.- Bento XII, ou Benedito XII (Jacques Fournier) França; 1334 - 1342.
199º.- Clemente VI (Pierre- Roger de Beaufort) França; 1343 - 1352.
200º.- Inocêncio VI (Etienne Aubert) França; 1352 - 1362.
201º.- Urbano V (Guilherme de Grimoard) França; 1362 - 1370.
202º.- Gregório XI (Pierre-Roger de Beaufort II) França; 1370 - 1378.
<> Os Papas , desde Clemente V, foram obrigados a estabelecer residência em Avinhão, na França, isto porque príncipes bandoleiros, não raras vezes franceses, atacaram a Igreja, apoderando-se de seus bens. Hostilidades de todo o tipo, guerras, crimes, violências, escândalos e heresias surgiram em conseqüência da vitória do Papa Gregório IX (1227 a 1241) que, corajosamente lutou contra os abusos do Estado contra a Igreja. Foi Henrique IV quem promoveu de forma acentuadíssima a venda de bispados e abadias a pessoas indignas. Ao ver perdido seu poder, os Papas sucessores amargaram a terrível vingança dos sequazes do imperador que, com o orgulho ferido, não aceitavam a perda do poder sobre a Igreja. Sob a influência pacificadora de Santa Catarina de Siena, o Papa Gregório XI restabeleceu a Santa Sé em Roma, fato que gerou séria divergência entre Cardeais Italianos e franceses. Logo após sua morte, o Papa Urbano VI foi legitimamente eleito, mas os franceses elegeram outro papa cognominado "Clemente VII", residente em Avinhão (Ver nota em Urbano VI). O mau exemplo e insubordinação de príncipes e prelados, instigou o povo à entrega de novas heresias que já despontavam e que iriam culminar posteriormente no levante do protestantismo através de seus propugnadores: Lutero, na Alemanha; Zwinglio, na Suíça; Calvino, na França e Holanda; e Henrique VIII, na Inglaterra.
203º.- Urbano VI (Bartolomeo Prignano) Itália; 1378 - 1389.
<> Início do grande Cisma do Ocidente
<> Cardeais franceses, não se conformando com as medidas rigorosas e severas do Papa Urbano VI, procederam a eleição de um anti-papa, que adotando o nome de "Clemente VII", fixou residência novamente em Avinhão, na França. Ao contrário da versão de muitos historiadores, não houve, nesse período, dualidade de papas, já que Urbano VI foi eleito legitimanente, além do que a Igreja só reconhece no Papa de nome Clemente VII, Giulio de Medici, que governou a Igreja de 1523 a 1534. Este foi um período marcado por sérias tribulações. Membros do clero e do povo católico dividiram-se entre opiniões diversas e o fogo da rebeldia alastrou-se nutrido por diversas inconveniências. Aqui deu-se o que ficou conhecido como o "Cisma do Ocidente".
<> Foi o Papa Urbano VI quem prescreveu a festa da apresentação de Nossa Senhora
204º.- Bonifácio IX (Pietro Tomaselli) Itália; 1389 - 1404.
<> Durante este pontificado o cardeal Pedro de Luna assumiu como sucessor do anti-papa Clemente VII, que faleceu em 1394. Pedro de Luna, cognominado Bento XIII (ou Benedito XIII), governou como anti-papa até o pontificado do Papa Gregório XII. Tinha estreito relacionamento com São Vicente Ferrer, que grande luta travou para o fim do grande cisma. Apesar de reconhecer em Bento XIII (ou Benedito XIII) sua autoridade eclesiástica na qualidade de cardeal, instou para que renunciasse a autoridade pontifícia, mas não obteve êxito e, por este motivo, São Vicente preferiu retirar-se do palácio recusando as dignidades hierárquicas que repetidamente lhe foram oferecidas. O anti-papa Bento XIII viria a ser destituído no ano de 1417, pontificado de Gregório XII, por ocasião das determinações firmadas no Concílio de Constança.
205º.- Inocêncio VII (Cosimo Migliorati) Itália; 1404 - 1406.
206º.- Gregório XII (Angelo Correr) Itália; 1406 - 1415.
<> Fim do grande Cisma do Ocidente
O Papa Gregório XII convoca, em 1414, o Concílio de Constança. Para pôr ordem na hierarquia da Igreja, baixa o decreto Sacrossanta que determina a supremacia do concílio sobre o Papa e condena a doutrina herética de Jan Huss, pondo fim definitivamente ao grande cisma. No mesmo ato, renuncia ao legítimo pontificado, tendo em seguida sido destituído Bento XIII (ou Benedito XIII). A mesmo tempo o anti-papa autoproclamado João XXIII, que havia assumido tal condição na Alemanha, foi detido e em seguida também destituído (Não confundir com Angelo Giuseppe Roncalli, legítimo João XXIII). Tais fatos foram se desenrolando até novembro de 1417, quando a eleição devolveu ao cristianismo um único e legítimo pontífice: Odomo Colonna, que adotou o nome de Martinho V. Segundo consta, cerca de 80 mil católicos estavam presentes e comemoraram a eleição do novo Papa.
207º.- Martinho V (Odomo Colonna) Itália; 1417 - 1431
208º.- Eugênio IV (Gabriel Condulmaro) Itália; 1431 - 1447.
209º.- Nicolau V (Tomaso Parentucelli) Itália; 1447 - 1455.
210º.- Calisto III (Alfonso Borgia) Itália; 1455 - 1458.
211º.- Pio II (Enea Silvio Piccolomini) Itália; 1458 - 1464.
<> Canonizou São Vicente Ferrer
212º.- Paulo II (Pietro Barbo) Itália; 1464 - 1471.
213º.- Sisto IV (Francesco Della Rovere) Itália; 1471 - 1484.
214º.- Inocêncio VIII (Giovanni Battista Cibo) Itália; 1484 - 1492.
215º.- Alexandre VI (Rodrigo Borgia) Espanha; 1492 - 1503.
216º.- Pio III (Francesco Todeschini Piccolomini) Itália; 1503 (2 meses).
217º.- Julio II (Giuliano della Rovere) Itália; 1503 - 1513.
218º.- Leão X (Giovanni de Medici) Itália; 1513 - 1521.
<> Neste Pontificado Lutero rebela-se. Início do protestantismo.
219º.- Adriano VI (Adriano Florenza Dedal) Holanda; 1521 - 1523.
220º.- Clemente VII (Giulio de Medici) Itália; 1523 - 1534.
221º.- Paulo III (Alessandro Farnese) Itália; 1534 - 1549.
<>Convocado o Concílio de Trento.
222º.- Julio III (Giovanni Maria Ciocchi del Monte) Itália; 1550 - 1555.
<> Término do Concilio de Trento. A "contra reforma" já deflagrada por Leão X toma impulso a partir daqui.
223º.- Marcelo II (Marcello Cervini ) Itália; 1555 (2 meses).
224º.- São Paulo IV (Gian Pietro Carafa - São João Pedro Carafa) Itália; 1555 - 1559.
<>Trinta anos antes de assumir o governo da Igreja (pontificado de Clemente VII), havia fundado a Congregação da Divina Providência junto com São Caetano de Thiene. Defendeu a Igreja na época do levante protestante, representando uma das primeiras colunas da reação católica ao movimento protestante
225º.- Pio IV (Giovani Angelo de Medici) Itália; 1559 - 1565.
(Tio de São Carlos Borromeu - 04/11)
226º.- São Pio V (Antonio Chislieri) Itália; 1566 - 1572.
227º.- Gregório XIII (Ugo Boncompagni) Itália; 1572 - 1585
228º.- Sisto V (Felipe Peretti) Itália; 1585 - 1590.
229º.- Urbano VIII (Giovanni Battista Cestagna) Itália; 1590 (1 mês).
230º.- Gregório XIV (Niccolò Sfondrati) Itália; 1590 - 1591.
231º.- Inocêncio IX (Giovanni A. Facchinetti) Itália; 1591 (2 meses).
232º.- Clemente VIII (Ippolito Aldobrandini) Itália; 1592 - 1605.
233º.- Leão XI (Alessandro de Medici) Itália; 1605 (1 mês).
234º.- Paulo V (Camilo Borghese) Itália; 1605 - 1621.
235º.- Gregório XV (Alessandro Ludovis) Itália; 1621 - 1623.
(Canonizou São Francisco Xavier - 03/12)
236º.- Urbano VIII (Maffeo Barberini) Itália; 1623 - 1644.
237º.- Inocêncio X (Giovanni Battista Pamphili ) Itália; 1644 - 1655.
238º.- Alexandre VIII (Fabio Chigi) Itália; 1655 - 1667.
239º.- Clemente IX (Giulio Rospigliosi) Itália; 1667 - 1669.
240º.- Clemente X (Emilio Altieri) Itália; 1670 - 1676.
241º.- Inocêncio XI (Benedito Odescalchi) Itália; 1676 - 1689.
242º.- Alexandre VIII (Pietro Vito Ottoboni) Itália; 1689 - 1691.
243º.- Inocêncio XII (Antonio Pignatelli) Itália; 1691 - 1700.
244º.- Clemente XI (Giovanni Francesco Albani) Itália; 1700 - 1721.
245º.- Inocêncio XIII (Michelangelo dei Conti) Itália; 1721 - 1724.
246º.- Bento XIII, ou Benedito XIII (Pietro Francesco Orsini) Itália; 1724 - 1730.
247º.- Clemente XII (Lorenzo Corsini) Itália; 1730 - 1740.
248º.- Bento XIV, ou Benedito XIV (Prospero Lambertini) Itália; 1740 - 1758.
249º.- Clemente XIII (Carlo Rezzonico) Itália; 1758 - 1769.
250º.- Clemente XIV (Giobanni Vincenzo Ganganelli) Itália; 1769 - 1774.
<> Desfez a companhia de Jesus por causa da perseguição.
251º.- Pio VI (Giovanni Angelo Braschi) Itália; 1775 - 1799.
252º.- Pio VII (Barnaba Chiaramonti) Itália; 1800 - 1823.(L P. 491 (24/05)
253º.- Leão XII (Annibale della Genga) Itália; 1823 - 1829.
254º.- Pio VIII (Francesco Saverio Castiglioni) Itália; 1829 - 1830.
<> Neste pontificado deu-se a aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina de Labouré, ordenando que fosse cunhada a Medalha Milagrosa.
255º.Gregorio XVI (Bartolomeo Alberto Cappelari) Itália; 1831 - 1846.
<> aprovou e abençoou a Medalha Milagrosa
256º.- Pio IX (Giovanni Mastai Ferreti) Itália; 1846 - 1878.
<> Segundo maior pontificado da história (31 anos, sete meses e meio) . O primeiro lugar pertence a São Pedro (37 anos) e o terceiro, do Papa João Paulo II (25 anos, cinco meses e um dia - em 14/03/04, quando superou Leão XIII)<> Fundada a Associação das Filhas de Maria em 20/06/1847 por
Santa Catarina Labouré, a quem Nossa Senhora trasmitiu a Medalha Milagrosa.
<> Instituido o Dogma da Imaculada Conceição em 1854.
<> Instituído o Dogma da Infalibilidade do Papa.
<> Aparição de Nossa Senhora em Lourdes no ano de 1858, à Santa Bernardete
257º.- Leão XIII (Gioacchino Pecci) Itália; 1878 - 1903.
<> Instituiu a 23/07 /1894 a festa da Medalha Milagrosa.
258º.- São Pio X (Giuseppe Melchiorre Sarto) Itália; 1903 - 1914.
<> Concedeu 100 dias de indulgência de cada vez que se diga : "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós", invocação esta impressa na Medalha Milagrosa.
<> Instituiu em 08/06/1909 a Associação da Medalha Milagrosa.
<> Início do processo de beatificação de Santa Bernadete Soubirous
259º.- Bento XV, ou Benedito XV (Giacomo della Chiesa) Itália; 1914 - 1922.
260º.- Pio XI (Achille Ratti) Itália; 1922 - 1939.
<> Por decreto de 16 de julho de 1930 proclamou a Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. {Ver hist.e S. leonardo (28/11)}
<> Em 14/07/1925 Santa Bernadete Soubirous é proclamada bem-aventurada e,
no mesmo pontificado, 02/07/1933, canonizada.
<> Por decreto de 16 de julho de 1930 proclamou a Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. {Ver hist.e S. leonardo (28/11)}
261º.- Pio XII (Eugenio Pacelli) Itália; 1939 - 1958.
<> Instituído o Dogma da Assunção de Nossa Senhora
<> Em 27/07/1947 Santa Catarina Labouré é canonizada
262º.-João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) Itália; 1958 - 1963.
263º.- Paulo VI (Giovanni Battista Montini) Itália; 1963 - 1978.
264º.- João Paulo I (Albino Luciani) Itália; 1978 (33 dias).
265º.- João Paulo II (Karol Wojtyla) Polônia; 1978 - 2005.
<> No Dia 14 de março de 2004, o Papa João Paulo II, com 25 anos, cinco meses e um dia, superou, em tempo, o pontificado do Papa Leão XIII, sendo então o terceiro pontificado mais longo da história, precedido apenas por São Pedro (37 anos) e Por Pio IX (31 anos).
<> Leia o testamento do Papa João Paulo II (versões português e original em italiano)
266º.- Bento XVI, ou Benedito XVI (Joseph Ratzinger) Alemanha, 19 de abril 2005.
Viram! Que história mais linda!!!!!!! 265 sucessores de Pedro!!!!
Só Deus poderia preservar uma sucessão como essa, em meio a tantas e tantas dificuldades, perseguições!!!! Verdadeiramente, Deus é fiel e cumpre suas promessas: as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
VIVA!!! A Igreja sobre Pedro é hoje a Igreja governada por Bento XVI!!!!!
ALELUIA!!! ONDE ESTÁ O PAPA BENTO XVI , É ALI QUE ESTÁ PEDRO E ONDE ESTÁ PEDRO ESTÁ A IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!!!!!!!!!
Meus irmãos, alegrem-se e louvem a Deus por nos deixar amparados, todos esses séculos, com sua presença no meio de nós através dA SUA IGREJA! Chamada, desde os primeiros séculos, de Igreja Católica ( pois Católica significa universal e A Igreja Católica é para todos). Cujo sucessor, aquele que tem as chaves do céu e autoridade de Pedro , é hoje o Papa Bento XVI!!!
Então é A Santa Igreja Católica que é a guardadora dA Verdade?
Sim, para não cairmos no erro, Jesus nos deixou seguros pela Sua Igreja. Então, ao lermos as Escrituras, caso tenhamos dúvidas, temos a certeza de que A Igreja Católica é o depósito dA Verdade e Ela esclarecerá, para nós, o que não entendermos direito. Para isso temos o Catecismo da Igreja Católica que podemos encontrar todos os fundamentos e explicações para a nossa FÉ!!! Lembre-se do que disse II Pedro 3, 15-16:
Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes e pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.
Para deixar ainda mais claro e evitar erros com A Sagrada Escritura, São Pedro ainda nos ensina claramente em II Pedro 1, 20:
Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.
Vamos ver o que A Igreja nos ensina, segundo o Catecismo da Igreja Católica ( parágrafo 85):
“ O ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo”, isto é, aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma.
Por tudo isso que observamos desde o início desta reflexão e em obediência TOTAL à Bíblia é que precisamos do Magistério dA Igreja de Cristo!É o Magistério dA Igreja que nos Ensina o que é realmente Vontade de Deus para nós, nos ensina o Caminho dA Salvação
Como eu sei tudo isso??? Sobre o nome de todos os Papas, sobre a data da 2ª parte da Ave- Maria, etc???
Eu sei pela SAGRADA TRADIÇÃO!
A Sagrada Tradição são as informações e conhecimentos que nos foram deixados pelos apóstolos e por nossos primeiros Papas, esses ensinamentos foram transmitidos séculos por séculos até nós! São ensinamentos através de cartas, da Bíblia e oralmente também!
Mas quem foi que disse que é para acreditar nestes ensinamentos passados séculos por séculos????
Ora, A PRÓPRIA BÍBLIA! Vamos ver?
Peguem II Timóteo 2, 1-2
Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.
Leiam com atenção O que de mim ouviste. São Paulo não fala “ que de mim LESTE”,fala o"que de mim OUVISTE!!!” e o grande apóstolo Paulo ainda manda que ele confie estes ensinamentos a HOMENS FIÉIS que instruam outros.
Leia também IITessalonicenses 2, 14-15
E pelo anúncio do nosso do nosso Evangelho vos chamou para tomardes parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa.
Viram? É por Total obediência à Bíblia é que guardamos a Sagrada Tradição e confiamos nela!
Muitas pessoas, por ainda não conhecerem alguns fundamentos bíblicos, pensam que a Bíblia é A Única fonte da fé e dA Palavra de Deus. Em nenhum momento, Jesus mandou que escrevessem sobre Ele, mas escolheu, ensinou e autorizou oralmente os apóstolos a pregarem o Evangelho das formas que fossem possíveis. Hoje podemos usar até a televisão como forma de evangelização.
Ora, naquele tempo não era fácil a escrita, não tínhamos livrarias onde se encontravam papéis e canetas e depois tiravam umas xérox. Nada disso! Naquele tempo podia-se escrever em papiro, que era raro e caro ou em pele de carneiros, através de uma técnica trabalhosa. Sem contar que muitos não sabiam ler.
Os apóstolos, assim como Jesus, usavam a Sagrada Escritura usada pelos judeus, o que hoje conhecemos como Antigo Testamento, mas o Evangelho era pregado oralmente. Alguns anos depois é que surgiram escritos sobre Jesus! ( futuramente vamos refletir sobre isso)
Como A Igreja de Cristo permaneceu tanto tempo fiel a sua Tradição Sagrada e como, no desenrolar destes séculos, A Igreja foi ensinando aos fiéis sobre A Verdade da Fé?
Jesus, ao fundar A Sua Igreja, não a desamparou, mesmo indo ao Pai, após a Ressurreição.
Jesus, na última ceia,fala aos apóstolos: João 14, 25
Disse- vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
Leiam com atenção: ensinar-vos-á todas as coisas TODAS AS COISAS!
Jesus estava na última ceia, naquela mesma noite Jesus será preso e Ele fala que O Espírito Santo ensinará TODAS as coisas para A Sua Igreja! (Já sabemos que os apóstolos são A Igreja de Jesus!)
Ainda em João 16,12
“Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.
Jesus estava NA ÚLTIMA CEIA e diz: Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.
Então Jesus ainda não tinha ensinado tudo aos seus apóstolos?
CLARO QUE NÃO!!!!
Mas Ele disse: Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade
Jesus mesmo nos ensina que A Igreja é o depósito dA Verdade, porque é O Espírito Santo, O Espírito dA Verdade quem ensina TODA a Verdade para A Igreja!
É O Espírito Santo que vem assistindo- a por todos estes séculos. É O Espírito dA Verdade que vem ensinando A Igreja sobre o que é de Deus e o que não é!
Ora, se não for assim, então Jesus mentiu! Então a Bíblia mentiu!
Eu creio na Bíblia, portanto Eu creio que A Igreja de Pedro nos ensina A Verdade!
Então a Bíblia não contém TODA A Verdade ?
O Próprio Jesus falou na última ceia que os apóstolos não estavam preparados para toda A Verdade, então TODA A Verdade não foi revelada naqueles tempos. Vem sendo revelada através dO Espírito Santo durantes todos estes séculos até o fim dos tempos!
Então sabemos agora que :
TUDO O QUE ESTÁ NA BÍBLIA É VERDADE, MAS NEM TODA A VERDADE ESTÁ NA BÍBLIA!
ATENÇÃO:
Por isso, meus irmãos, que sabemos que podemos amar e venerar Maria como nossa Mãe, é através dO Espírito Santo que foi revelado A Imaculada Conceição de Nossa Senhora! É através dO espírito Santo que sabemos que podemos acender fogo no sábado. Que podemos trabalhar aos sábados! Que podemos comer carne de porco, coelho! Que não é para punir com a morte os adúlteros, homicidas, homossexuais, os transgressores do sábado, etc.
Se tivéssemos como única fonte dA Palavra de Deus somente a Bíblia seríamos obrigados a cumprir todas essas prescrições citadas acima e outras mais.
Pode ler em: Ex 35, 3 23,10-11 35,1-3
Lev 19,19 25,3-5 19,23-25 17,10-14 19,26 11,1-47 20,9-27 24,10-23
É o Magistério dA Igreja, assistido pelo Espírito Santo, que nos ensina que não mais precisamos de todas as prescrições citadas no Antigo Testamento, porém nos ensina quais as verdadeiras atitudes que devemos ter como Filhos de Deus nos dias atuais!
Fiquem seguros, meus Irmãos Católicos, de estarem na obediência a Deus. Ninguém é mais Evangélico do que nós que guardamos A Sagrada Tradição que O Próprio Evangelho nos ensinou a guardar.
Irmãos, essas reflexões não são para julgarmos e condenarmos, afinal em Mateus 7,1-2
“Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.”
São, SIM, para conhecermos A NOSSA FÉ, sermos maduros na nossa fé e não sermos enganados por falsos conhecimentos. Claro que, COM AMOR, devemos evangelizar, ensinando A Verdade, afinal Evangelizar é a nossa missão de Batizados! No entanto, evangelizar e NÃO JULGAR!
Vamos pedir a Deus que sejamos repletos do seu Espírito Santo e que Ele nos dê o Dom de Sabedoria, o Dom da Fé e o Dom do Discernimento para acolhermos com Amor os Tesouros de Deus e que possamos, como filhos e servos de Jesus, transmitir A Verdadeira Salvação!
Santo Agostinho ( 354 d.C – 430 d. C ) dizia:
Onde está a Igreja aí está o Espírito de Deus. Na medida que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo”.
Agora mais do que nunca, diga:
EU SOU MUITO FELIZ POR SER CATÓLICO!