quinta-feira, 31 de julho de 2014

Quarto Dia da novena  da mãe RAINHA PARA O ORIENTE MÈDIO 

A alegre resposta de Maria, pelo Magnificat: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador.” (Lc 1, 46-47)
mtaQue tem a ver o hino de louvor de Maria, com tua novena e o pedido de auxílio em tuas preocupações? Com certeza, pensas entoar o Magnificat logo que alcançaste a graça… Mas, não agora. Isto é demais! – assim, talvez, te fala o coração.
Em transbordante júbilo, Maria exaltou os grandes feitos de Deus. Ela não pensou somente em sua própria escolha – Deus se inclinou para sua pequenez. Sua alegria abrangia o mundo inteiro, pois estava próxima a redenção da humanidade…
“Sua misericórdia estende-se de geração em geração…
Ele eleva os humildes. Sacia de bens os famintos…” (Lc 1, 50.52-53). Maria rejubilou porque os outros iriam passar bem. Ela pensou na felicidade dos outros.  Todo o seu procedimento também revela sua atitude serviçal em relação aos homens necessitados.
Após realizar-se o milagre da encarnação do Filho de Deus em seu seio, Maria não se deteve em sua casinha, oculta, para adorar o Deus do seu coração, o filho que iria nascer. Não, pressurosa foi a Isabel. Aí a encontramos trabalhando, servindo. Quão humana se nos apresenta a agraciada Serva de Deus! E aí, servindo ao próximo, Ela cantou o seu Magnificat.
E tu, certamente, trazes grandes cuidados em teu coração. Talvez estejas desiludido com Deus e com os homens, ou te encontras em grandes aflições interiores. Pode ser que dificuldades externas se acumulem em tua frente. Como então, nesta situação, podes ainda interessar-te pelos outros? Talvez te surja o pensamento: agora devo preocupar-me comigo mesmo; os outros não se interessam por mim…
Então, desânimo e tristeza querem tomar conta de tua alma; inveja e ciúme da felicidade dos outros invade teu coração e tu ficas de mal com Deus.
Será que a Mãe de Deus não tem nada a dizer-te com seu Magnificat? Não estará Ela a falar-te, por meio do seu servir e do desinteresse de si mesma? Apesar dos teus cuidados e aflições, tenta também tu causar alguma pequena alegria a alguém; tenta ser bondoso com os outros, por meio de um olhar amável, uma boa palavra ou um pequeno favor.
Reza pelos outros. Se assim agires, sentirás como o teu sofrimento se torna muito mais ameno. Aprenderás a esquecer-te sempre mais de ti mesmo e, em meio a dor, permanecerás alegre, como diz o Apóstolo São Paulo: “… transbordo de alegria em toda a tribulação” (2 Cor 7, 4).
Oração
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Outrora cantaste o teu Magnificat, porque o Senhor te escolheu por Mãe e, assim, te tornaste a serva de todos os homens. Implora, te peco, a graça de eu também servir sempre ao meu próximo e suportar, alegremente, o meu sofrimento, até que Deus me atenda por tua poderosa intercessão, ó querida Mãe e Rainha!
Aplicação à vida
Sê, hoje, alegre e amável… Aproveita cada oportunidade para servir aos outros.

 Oração para todos os dias
ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA CADA DIA

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Com ilimitada confiança, me aproximo de ti, para receber o teu auxílio em minha grande aflição; pois teu Divino Filho, na cruz, me deu a ti como minha Mãe, dirigindo também a mim as palavras: "Eis aí tua Mãe!" E a ti disse Ele: "Eis aí teu filho!" Que consolo para mim, receber-te por Mãe!

Por isso dirijo-me a ti em meu grande sofrimento. Bem conheces minha pesada cruz. Peço-te, confiante, que me ajudes, ó grande Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pois nunca se ouviu dizer que tenhas abandonado algum filho teu que buscou refúgio em ti. Tu mesma sentiste o peso e a aflição da vida! Estiveste ao pé da cruz, como a Mãe das Dores. E será que agora não vais atender o meu pedido, quando te confio, suplicante, o meu sofrimento? Não, jamais!

Tu és a Saúde dos Enfermos, a Consoladora dos Aflitos, o Auxílio dos Cristãos. Inspira-me, porém, a confiança especial o fato de seres chamada "Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável". Este honroso título expressa que sempre e em toda a parte és admirável.

Intercede, pois, junto ao teu querido Filho, para que me atenda. E, eternamente, quero cantar o teu Magnificat, bendizendo as misericórdias do Senhor. Amém. 

 2o DIA - RESPOSTA DE MARIA À MENSAGEM DO ANJO

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38). 


Terá sido fácil esta resposta para Maria? Será que Ela a pronunciou espontaneamente, de maneira superficial e irrefletida, como nós o fazemos frequentemente ao rezar "O Anjo do Senhor"? Maria surpreendeu-se com o que estava acontecendo; admirou-se ao ver o anjo; assustou-se, certamente, com o inaudito que dela Deus esperava, pois queria ser somente a serva e não a Mãe do Salvador.

Tudo lhe aconteceu de maneira tão imprevista. Seus planos foram destruídos - queria permanecer virgem - e parece que agora devia alterá-los. Ela não tinha muito tempo para refletir; precisava decidir-se logo. Não tinha oportunidade de dormir uma noite e, na manhã seguinte, ponderar novamente. O anjo estava diante dela e aguardava resposta - uma resposta bastante decisiva para a salvação do mundo.

E Maria não hesitou nenhum instante; não se envolveu em falsa humildade, dizendo: não sou capaz para isso! Não discutiu com o anjo, como Moisés com o Senhor, quando lhe ordenara que se apresentasse diante do Faraó e realizasse coisas extraordinárias, para que ele deixasse partir o povo de Israel. Em, por fim, lhe disse Moisés: "Minha língua é pesada; Aarão deve falar em meu lugar ." A simples donzela de Nazaré agiu de modo bem diverso. Tendo clareza da vontade de Deus, respondeu com simplicidade e confiança filial: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1, 38)

E qual a tua resposta ao sofrimento? Que dizes tu à mensagem do Pai? Certamente te perguntas: mas pode-se dizer "sim" à injustiça, à difamação? Pode-se consentir em desprezo e infidelidade? Pode-se dizer "sim", quando se perde bens e haveres, quando a aflição ultrapassa as próprias forças? Pode o homem consentir no sofrimento que a morte lhe causa, tirando do seu meio o ente mais querido? Quando doenças o atormentam e a existência vacila sob seus pés? Pode alguém dizer "sim", quando não consegue dominar suas paixões, embora empregue esforço constante para isso?

Reflete: teu sofrimento - seja qual for - é permitido pela bondade paternal de Deus e seu olhar repousa com grande desvelo sobre ti. Ele quer somente o teu bem; quer atrair-te a si. Procura crer firmemente nisso. Ainda que te deixe alguma fraqueza moral, humilhante, Ele o faz, tendo em vista o teu bem. Deves apenas confessar sinceramente tua miséria e, muitas vezes, pela oração, elevar-te a Ele e à tua Mãe Celestial. Oferece-lhes tua boa vontade e, hoje, tenta dizer um "sim" resignado à vontade de Deus, à cruz que tanto te oprime. "Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele faz." Diante de tudo o que te é incompreensível, com Maria, dize também tu: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38). 

ORAÇÃO

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pequena serva de Nazaré! Implora-me a graça de, em meu sofrimento, dizer um singelo "sim", humilde e conformado à vontade de Deus. Ensina-me a inclinar-me ante seu plano, lembrando-me da palavra: "Quem confia em Deus, constrói sobre um solo firme e quem nele se apóia jamais perece." Amém. 

APLICAÇÃO

Tenta dizer, hoje, um "sim" pronto e disposto a todos os acontecimentos e imprevistos que vierem a te surpreendem.


Faça tuas orações pessoais e entrega todo seu sofrimento, tua dor, tuas causas à Mãe e Ela intercederá por ti junto ao Pai.
Creia!


Amém!

Terceiro Dia da novena  da mãe rainha pelo o oriente médio;    

O Espírito Santo louva Maria, por meio de Isabel: “Bem-aventurada és tu que creste…” (Lc 1, 45)
mtaNo primeiro dia de tua novena, aceitaste teu sofrimento como mensagem do Pai. No segundo, lutaste por inclinar-te filialmente à vontade paternal de Deus. Com Maria, a bem-aventurada Mãe de Deus, pronunciaste o teu “sim”, na confiança cega de que a vontade do Pai prevê para ti sempre o melhor, mesmo se te envia amargos sofrimentos.
Hoje, vivenciamos o encontro agraciado de Maria com Isabel. Admiramo-nos das palavras que o Espírito Santo pronunciou por meio de Isabel: “De onde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor?… Bem-aventurada és tu que creste…” (Lc 1, 43-45)
Em que Maria creu? Ela creu na onipotência de Deus e não duvidou que, para realizar seus planos, Ele podia romper também com as leis da natureza. Realmente, nela fez coisas grandes e incompreensíveis. Maria pôde trazer o Filho de Deus sob o seu coração e tornar-se mãe sem perder a virgindade.
Sim, “bem-aventurada és tu que creste…” Esta palavra do Espírito Santo, pronunciada por Isabel, é escrita também para ti; vale também para ti, se fores capaz de crer como Maria. O bom Deus é onipotente e Ele está sempre pronto a ajudar-te pela intercessão de Maria, se o que pedes for’útil à tua eterna salvação. Então, mesmo que tenha de realizar um milagre, Ele o fará.
Não brilha para ti esta verdade, como uma clara estrela de esperança? Maria é tua Mãe! Que felicitadora realidade! Seu mais belo direito de Mãe é alcançar de Deus todas as graças de que necessita.
“Maria ajudou”, é a palavra que, muitas vezes, encontramos gravada nos Santuários, nos lugares de graças de Nossa Senhora Saúde dos Enfermos, Consoladora dos Aflitos, Auxílio dos Cristão.
Não estão dando esses lugares de graças da querida Mãe de Deus eloquente testemunho de sua fidelidade maternal? Não são eles monumentos do seu poder? Maria pode implorar milagres. Ela quer implorar milagres e também implorará milagres…
Incontáveis milagres já se realizaram por sua intercessão.
O próprio Cristo nos estimula a termos fé na ajuda admirável de Deus: “Tende fé em Deus”, diz Ele. “Em verdade, vos declaro: todo o que disser a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar – se ele não duvidar em seu coração, mas acreditar que isto sucederá, ele obterá o milagre. Por isso, vos digo: Tudo o que pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir e que o obtereis” (Mc 11, 22-24)
Feliz és tu se crês que, pela intercessão de Maria, Deus te atende em tuas preocupações, quando for para o teu maior bem; ou que te concede a força de carregar tua cruz com paciência e amor, se não procurares te desfazer dela…
Oração
“Confio em teu poder, em tua bondade. Em ti confio com filialidade. Confio, cegamente, em toda a situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção.”
Aplicação à vida
Exercita-te, hoje, durante todo o dia, na confiança filial no poder e bondade da Mãe de Deus.

Mãe Rainha - Schoenstatt

quarta-feira, 30 de julho de 2014

2ª dia da novena a Mãe Rainha Tres vezes adimiravel de schoenstatt

2° Dia - Novena da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt    pelo o Oriente médio


Estamos no Segundo Dia da nossa Novena Abençoada!
Perseveremos com muita fé nessa Santa Devoção!

Certamente trazes preocupações em teu coração, por isto queres dirigir-te à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, numa confiante súplica, através desta novena. O que dela esperas tu o sabes, mas o que deves fazer dir-te-ão as páginas seguintes. Esta novena não é apenas uma oração a ser pronunciada pelos lábios; mas a vida há de concretizar as palavras rezadas. Maria, por assim dizer, te toma pela mão e coloca ante teus olhos a sua vida, para que procedas segundo o seu exemplo. Experimenta fazê-lo com toda a confiança. A Mãe Três Vezes Admirável te atenderá em teus pedidos.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA CADA DIA

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Com ilimitada confiança, me aproximo de ti, para receber o teu auxílio em minha grande aflição; pois teu Divino Filho, na cruz, me deu a ti como minha Mãe, dirigindo também a mim as palavras: "Eis aí tua Mãe!" E a ti disse Ele: "Eis aí teu filho!" Que consolo para mim, receber-te por Mãe!

Por isso dirijo-me a ti em meu grande sofrimento. Bem conheces minha pesada cruz. Peço-te, confiante, que me ajudes, ó grande Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pois nunca se ouviu dizer que tenhas abandonado algum filho teu que buscou refúgio em ti. Tu mesma sentiste o peso e a aflição da vida! Estiveste ao pé da cruz, como a Mãe das Dores. E será que agora não vais atender o meu pedido, quando te confio, suplicante, o meu sofrimento? Não, jamais!

Tu és a Saúde dos Enfermos, a Consoladora dos Aflitos, o Auxílio dos Cristãos. Inspira-me, porém, a confiança especial o fato de seres chamada "Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável". Este honroso título expressa que sempre e em toda a parte és admirável.


Intercede, pois, junto ao teu querido Filho, para que me atenda. E, eternamente, quero cantar o teu Magnificat, bendizendo as misericórdias do Senhor. Amém. 

 2o DIA - RESPOSTA DE MARIA À MENSAGEM DO ANJO

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38). 


Terá sido fácil esta resposta para Maria? Será que Ela a pronunciou espontaneamente, de maneira superficial e irrefletida, como nós o fazemos frequentemente ao rezar "O Anjo do Senhor"? Maria surpreendeu-se com o que estava acontecendo; admirou-se ao ver o anjo; assustou-se, certamente, com o inaudito que dela Deus esperava, pois queria ser somente a serva e não a Mãe do Salvador.

Tudo lhe aconteceu de maneira tão imprevista. Seus planos foram destruídos - queria permanecer virgem - e parece que agora devia alterá-los. Ela não tinha muito tempo para refletir; precisava decidir-se logo. Não tinha oportunidade de dormir uma noite e, na manhã seguinte, ponderar novamente. O anjo estava diante dela e aguardava resposta - uma resposta bastante decisiva para a salvação do mundo.

E Maria não hesitou nenhum instante; não se envolveu em falsa humildade, dizendo: não sou capaz para isso! Não discutiu com o anjo, como Moisés com o Senhor, quando lhe ordenara que se apresentasse diante do Faraó e realizasse coisas extraordinárias, para que ele deixasse partir o povo de Israel. Em, por fim, lhe disse Moisés: "Minha língua é pesada; Aarão deve falar em meu lugar ." A simples donzela de Nazaré agiu de modo bem diverso. Tendo clareza da vontade de Deus, respondeu com simplicidade e confiança filial: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1, 38)


E qual a tua resposta ao sofrimento? Que dizes tu à mensagem do Pai? Certamente te perguntas: mas pode-se dizer "sim" à injustiça, à difamação? Pode-se consentir em desprezo e infidelidade? Pode-se dizer "sim", quando se perde bens e haveres, quando a aflição ultrapassa as próprias forças? Pode o homem consentir no sofrimento que a morte lhe causa, tirando do seu meio o ente mais querido? Quando doenças o atormentam e a existência vacila sob seus pés? Pode alguém dizer "sim", quando não consegue dominar suas paixões, embora empregue esforço constante para isso?

Reflete: teu sofrimento - seja qual for - é permitido pela bondade paternal de Deus e seu olhar repousa com grande desvelo sobre ti. Ele quer somente o teu bem; quer atrair-te a si. Procura crer firmemente nisso. Ainda que te deixe alguma fraqueza moral, humilhante, Ele o faz, tendo em vista o teu bem. Deves apenas confessar sinceramente tua miséria e, muitas vezes, pela oração, elevar-te a Ele e à tua Mãe Celestial. Oferece-lhes tua boa vontade e, hoje, tenta dizer um "sim" resignado à vontade de Deus, à cruz que tanto te oprime. "Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele faz." Diante de tudo o que te é incompreensível, com Maria, dize também tu: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38). 


ORAÇÃO

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pequena serva de Nazaré! Implora-me a graça de, em meu sofrimento, dizer um singelo "sim", humilde e conformado à vontade de Deus. Ensina-me a inclinar-me ante seu plano, lembrando-me da palavra: "Quem confia em Deus, constrói sobre um solo firme e quem nele se apóia jamais perece." Amém. 

APLICAÇÃO

Tenta dizer, hoje, um "sim" pronto e disposto a todos os acontecimentos e imprevistos que vierem a te surpreendem.


Faça tuas orações pessoais e entrega todo seu sofrimento, tua dor, tuas causas à Mãe e Ela intercederá por ti junto ao Pai.
Creia!


Amém!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Santo Rosário: 2º Mistérios Luminosos

primeiro dia da  novena pelo o Oriente MÈdio


Novena à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt


Introdução para a novenamta--
Para melhor desempenhar sua solicitude maternal, Maria tornou-se especialmente presente em seus Santuários, numa constante atividade. Talvez já estivesse ajoelhado no Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, participaste de uma a romaria que aí se realiza ou de uma celebração no dia 18 de cada mês em sua paróquia.
Nos Santuários de Schoenstatt, comemora-se esta data como o “dia da Aliança”, como dia da renovação da Aliança de Amor, que o Pe José Kentenich e a geração fundadora de Schoenstatt selaram com a Mãe de Deus.
No dia da Aliança, sempre encontramos, no Santuário, o frontal do altar com o lema: “Nada sem vós, (Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt), Nada sem nós!”A primeira parte deste lema nos lembra que a querida Mãe de Deus é a Medianeira de todas as graças.
Deus nos presenteia suas dádivas pelas mãos maternais de Maria. Pelas palavras: “Nada sem nós”, lhe dizemos: queremos ajudar-vos na realização de vossas tarefas, pois esperais nossa colaboração. Este lema quer tornar-se realidade em nossa vida prática.
Certamente trazes preocupações em teu coração, por isto queres dirigir-te à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, numa confiante súplica, por meio desta novena. O que dela esperas tu o sabes, mas o que deves fazer te dirão cada dia dessa novena. Ela não é apenas uma oração a ser pronunciada pelos lábios. Mas a vida há de concretizar as palavras rezadas.
Maria, por assim dizer, te toma pela mão e coloca ante teus olhos a sua vida, para que procedas segundo o seu exemplo. Experimenta fazê-lo com toda a confiança. A Mãe Três Vezes Admirável atenderá os teus pedidos.